Jeff - jan 21, 2021

Plano de negócio de Salão de Beleza [Descarregue PDF]

A ideia está na cabeça, ser dono de um salão de beleza. Ótimo! E agora? O primeiro passo foi tomado, o objetivo está em mente, mas para que tenha sucesso, deve haver um plano; um Plano de Negócios de Salão de Beleza que estará a mostrar que a ideia irá dar certo. 

Lembra dos 5 wh's no artigo Plano de Negócios de Lavandaria”? What (O quê?), When (Quando?), Who (Quem?), Where (Onde?), Why (Por que?) e How (Como?). Agora, temos o What. A seguinte questão seria: “Como?”

Já sei que quero fazer um investimento em um salão de beleza, mas como conseguirei fazer isso? Com um plano de negócios bem estruturado. Neste documento, o empreendedor precisa incluir... bem, tudo:

 

➡️ Descarregue o seu Plano de Negócios de Salão de Beleza em PDF, grátis

Plano de negócios de Salão de Beleza - descarregar PDF

 

 

Resumo do Negócio

1. Descreva o seu Negócio: Visão & Missão

2. Defina o seu Público Alvo: Objetivos do Negócio

3. Criando um Plano de Marketing 

4. Entendendo as Finanças

 

Quer o seu próprio franchising Jeff?

 

Muita gente pensa que salões de beleza são clichês, que já temos muitos, mas por quê? Como nossa sociedade vive em estresse, estamos sempre estressados e os salões são um tipo de retiro para fugir disso. 

São ambientes relaxantes que oferecem ótimo atendimento, onde as pessoas estressadas vão para serem cuidadas. Essa é a mágica, os salões de beleza sempre terão demanda, não há como fugir disso nesse mundo agitado. As pessoas adoram ser cuidadas, as mulheres adoram ter suas unhas lindas e coloridas e os homens adoram ter mãos cuidadas e barbas perfeitas. Quem está a pensar em ter um salão de beleza sabe que terá muita procura, sabe que terá gente a frequentar e que se for bem administrado irá dar certo. 

Mas lembre-se sempre, seja sempre diferente. São muitos os investimentos em salões de beleza, faça o seu valer a pena. As pessoas amam o novo e diferente!

Ainda não tem certeza? O artigo a seguir pode ser de alguma ajuda! Top 10 Motivos para investir em um Salão de Beleza

1. Descreva seu Negócio

O objetivo é ter um valor agregado, ser diferente, ter aquele algo a mais que faça as pessoas pensarem no seu negócio. Sua atmosfera de negócios será relaxante? Terá bebidas refrescantes a oferecer aos clientes ou ao entrarem na loja, ou até que estejam sentados para receber o serviço? Terá televisores? Salas separadas dependendo do serviço? Para desenvolver grandes estratégias de negócios, é recomendável realizar uma análise SWOT para tomar a decisão certa. 

Quais são algumas das chaves para o sucesso?

  • Localização:
    Oferecer uma localização fácil e acessível para clientes
  • Ambiente:
    É necessário ter um ambiente propício para dar um serviço relaxante mas ao mesmo tempo profissional
  • Conveniência:
    Isso significa oferecer aos clientes uma ampla gama de serviços no mesmo local
  • Reputação:
    Ser o último da lista não significa que seja o menos importante. Na verdade, isso é o mais importante da lista. Ter uma boa reputação é tudo. Com as redes sociais e o boca a boca, as pessoas têm que se preocupar em dar a melhor experiência a cada cliente para que eles recomendem o negócio aos amigos e conhecidos.

Considerando a lista acima, é de extrema importância variar, não para oferecer apenas uma coisa, mas para ter uma gama de produtos e serviços para que os clientes encontrem tudo o que precisam no mesmo lugar, no seu oásis. Não há um número exato de produtos ou serviços que um salão de beleza deve oferecer, mas nunca deve oferecer menos do que os concorrentes. Novamente, planejamento, planejamento e planejamento! Plano de negócios de salão de beleza, isso deve ser o seu foco. 

➡️ Descarregue o seu Plano de Negócios de Salão de Beleza em PDF, grátis

Plano de negócios de Salão de Beleza - descarregar PDF 

2. Defina o seu Público Alvo

Embora existam muitos salões de beleza, existem diferentes tipos dependendo do público-alvo. Alguns, por exemplo, são para homens, outros para mulheres, outros para ambos e assim por diante... e como dissemos antes, mesmo que a ideia de ter um salão de beleza esteja aí, as pessoas têm que fazer uma análise profunda da mensagem, sobre o que eles querem comunicar aos outros.

  • O QUE QUER QUE O SEU SALÃO DIGA?"
  • O QUE DESEJA QUE OS OUTROS DIGAM SOBRE O SEU SALÃO?" 
  • QUAL É A MENSAGEM POR TRÁS DE TUDO?”
  • A QUEM VOCÊ QUER ENVIAR ESSA MENSAGEM?"

Definir um mercado-alvo não significa apenas pensar "ok, meu salão de beleza será para homens e mulheres". Não. Vai muito além disso. É uma das partes do plano de negócios que mais exige análise pois requer parar tudo e pensar sobre a jornada do comprador. As pessoas precisam entender o processo pelo qual o comprador estará a passar para chegar até aquele salão de beleza específico. Além disso, a mensagem chave.

"O que farei para que os meus clientes entendam e retenham a mensagem que desejo passar para eles?"

3. Criando um Plano de Marketing

Ainda não finalizamos o planejamento! Temos a estratégia, agora iremos ao marketing. Nesta fase as pessoas têm que analisar e pensar qual a melhor ferramenta de marketing para o negócio. São as pessoas? São as redes sociais?

Para alguns negócios de salão de beleza, quando um cliente sai com um novo visual, ISSO é marketing. Alguns dizem que o seu cliente usa o marketing, e é por isso que a maioria dos clientes de um salão de beleza são indicações de clientes já existentes. 

É importante ressaltar que pesquisas mostram que o boca a boca é a melhor propaganda para esse tipo de negócio. Mas como sempre, isso depende de diversos fatores.

 

➡️ Descarregue o seu Plano de Negócios de Salão de Beleza em PDF, grátis

Plano de negócios de Salão de Beleza - descarregar PDF

 

4. Entendendo as Finanças

E aqui vamos nós... a parte difícil, planilhas de excel. Qual é o objectivo financeiro? É ser um negócio lucrativo no primeiro mês? Ter um  break-even no 6o mês? Hora dos números! Aqui é onde terá que anotar tudo. Custos fixos, variáveis, tudo que envolve dinheiro. 

Uma previsão de vendas é extremamente importante. As pessoas precisam ter expectativas de renda, mesmo que sejam apenas aproximações. Isso para que os managers saibam quanto serão capazes de gastar durante os anos de funcionamento do negócio e qual será o projeto que dará lucro ao cabeleireiro e ao salão de beleza.

 

Então....

Ter um negócio de salão de beleza é uma ótima ideia pelo seu potencial, com grande potencial de crescimento (pois nunca para de crescer), dá muito lucro e nunca vai acabar de um dia para o outro.

Os salões de beleza estão no mercado há muito tempo; as pessoas precisam sempre cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem é sempre uma boa ideia, etc... Mas é importante que as pessoas saibam que fazer as coisas acontecerem envolve planejamento, lembra de ter foco? Plano de negócio de Salão de Beleza! Pensando e analisando. Se você fizer as coisas da maneira certa desde o início, haverá menos problemas. 

Quer o seu próprio franchising Jeff?

 

Também pode gostar de:

Que franchising Jeff gostaria de abrir?

Written by Jeff