Jeff - dez 22, 2020

Como abrir uma lavandaria de roupa de sucesso - Franchisings Jeff

Se chegou até aqui é porque tem desejo de abrir a sua própria lavandaria e tinturaria de roupas.  Neste guia estará a ver os passos para abrir uma lavandaria de roupa de sucesso. 

 

Quer ter a sua própria lavandaria Mr Jeff

 

Por que abrir uma lavandaria de roupa?

Antes de abrir qualquer negócio, é importante conhecer os dados e números do sector.

O mercado das lavandarias de roupa é um dos sectores mais rentáveis actualmente. A cada ano, a indústria movimenta cerca de 181.4 bilhões de dólares ao redor do mundo.

Mas o que faz do sector de lavandarias ser tão rentável?

Principalmente por três factores:

  1. A Procura aumentou consideravelmente. Segundo estudos de mercado, metade dos espanhóis passa entre meia hora e duas horas por semana a engomar a roupa e outro dado indica que 79% dos espanhóis teriam interesse ​​em uma subscrição mensal para lavar e engomar roupas com recolha e entrega a domicílio, uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas.
  2. A recorrência é outro dos factores. Lavar a roupa é uma necessidade que ocorre de uma a duas vezes por semana. Por isso, uma lavandaria garante a assiduidade dos clientes gerando cada vez mais receitas. 
  3. O investimento inicial é muito menor para abrir uma lavandaria do que qualquer outro negócio, os gastos com funcionários são reduzidos ou quase nulos, os custos fixos e variáveis são mínimos e o retorno de investimento (ROI) é rápido. 

Se deseja reduzir ainda mais o risco financeiro ou empresarial pode avaliar a possibilidade de abrir um franchising de lavandaria.

Que requisitos necessito para abrir una lavandaria?

  1. Primeiramente, é necessário informar-se detalhadamente sobre o sector e a indústria. É importante conhecer todos os dados, o funcionamento do negócio e os serviços que estará a oferecer para poder tomar as decisões certas e não cometer erros graves que podem custar-lhe caro ou até o encerramento da lavandaria.
  2. Conhecer os regulamentos do país onde estará a abrir a lavandaria. Isso inclui documentação, questões legais, autorizações, impostos, regulamentação e aprovação das instalações pelas respectivas autoridades, seguros, etc.
  3. Entender muito bem a cultura do país, e isso é mais importante do que parece. Isso diz respeito às tradições, costumes, comportamento, saber como falar com a população e dirigir-se ao seu público alvo e seus fornecedores.   
  4. Ter um plano de negócios com todas as etapas necessárias para a abertura da lavandaria, orçamentos detalhados e suportados e com objetivos claros do empreendimento. 

 

 

Passos para abrir uma lavandaria?

Antes de tomar a decisão de abrir a sua lavandaria, deve sentar-se e pensar sobre diferentes aspectos a levar em consideração, Independentemente do país, cidade ou vila onde tenha planos de iniciá-lo, existem temas genéricos que se aplicam a qualquer local e os resultados variam de acordo com a cultura, leis, políticas e dados demográficos. 

Caso opte por abrir um franchising de lavandaria, os franchisadores estarão a fornecer todas as informações necessárias, o preparo e o treinamento para que  para conduzir o negócio com sucesso, assim não terá que se preocupar com essas etapas. Além disso, serão meses de trabalho, esforço e dinheiro que poderá economizar.

Mas se deseja abrir uma lavandaria por conta própria, deixamos uma lista de passos que consideramos úteis:

1. Estudo de mercado

Como qualquer novo negócio, é necessário ter uma análise prévia do mercado que vai entrar. Estando claro que lavandaria será o foco do seu negócio, começamos a investigar o que o seu público-alvo procura, o que ele pede, do que gosta e também a ver as empresas já existentes, sua concorrência, o que eles oferecem e o que eles não oferecem; a lacuna onde é possível entrar e conseguir uma diferenciação que traga a preferência dos clientes ao seu negócio.

Use ferramentas para fazer isso, não é necessário investir dinheiro, e essas ferramentas irão ajudar a segmentar não só seus clientes, mas também seus serviços. Tenha ferramentas como pesquisas online, monitoramento em redes sociais ou estudo de tendências online, entre outras. 

 

2. Plano de negócios

Nesse ponto, devemos começar a comparar temas mais pontuais do negócio como planos, objectivo e ferramentas necessárias para empreender em qualquer sector. Esta secção é um guia para o bom funcionamento da sua empresa e pode mostrar como a lavandaria será viável. Pode-se incluir metodologias como a análise SWOT que analisa a situação da empresa interna e externamente e a partir daí pode-se gerar estratégias que permitem, a priori, poder ver os diferentes cenários e as soluções.

3. Documentação e temas legais

Este é um ponto essencial para a constituição da empresa como tal, é uma etapa que devido ao processo e ao tempo envolvidos torna-se tediosa, mas impossível de evitar. Os requisitos necessários podem variar de acordo com o país.

 

4. Escolha do local da lavandaria

A localização da lavandaria é o local onde será realizada a atividade e será factor determinante para a rentabilidade e sucesso do negócio. É necessário levar em consideração algumas características na busca, tais como: tráfego moderado ou alto de pessoas na rua onde o local estará localizado, que o local seja visível e de preferência porta na rua, estacionamento próximo ao estabelecimento, comércio ao redor mas que não sejam concorrentes; também é possível levar em consideração o poder de compra da região.

 

5. Orçamento

Mesmo que já tenha um capital ou crédito aprovado para o investimento da sua lavandaria, é importante analisar os passos anteriores para ter uma confiança objectiva e fundamentada. No orçamento, devem ser incluído diversos fatores que podem aumentar ou diminuir o investimento. Dependendo do tipo de serviços, do tipo de cliente e da localização, pode variar significativamente em termos de preço. As obras de suas instalações estará a usar grande parte desse valor.

 

6. Observar os detalhes

Observar é uma ação contínua, antes durante e depois de abrir a sua lavandaria. É um dos motivos pelos quais muitos negócios não alcançam os resultados esperados. As pessoas estão sempre falando sobre suas necessidades. Com o surgimento das redes sociais e sua sincronização com as empresas, os clientes de produtos ou serviços estão constantemente comentando suas experiências; ou seja, ouça, observe, leia, pergunte e questione tudo o que oferece e como seus clientes estão percebendo; o objetivo é sempre a satisfação gerada pelo seu atendimento. 

 

Que serviços oferecer em uma lavandaria?

As lavandarias, muitas vezes, também cumprem a função de tinturarias. Ou seja, além de lavar as roupas com água e detergente, também prestam serviços de lavagem à seco e tingimento de roupas.

É necessário decidir quais serviços estará a oferecer aos seus clientes que possam complementar o negócio principal, para ter mais renda e que seus futuros clientes não escolham procurar seu concorrente.

Por exemplo, as lavandarias Mr Jeff oferecem serviço de lavagem de roupas, mas também a limpeza de edredões, sapatos e limpeza de fatos e vestidos, jaquetas, lençóis, cortinas, tapetes e o serviço de engomar roupas, entre muitos outros produtos. Além do serviço a domicílio, recolha e entrega da roupa e uma aplicação por onde é possível pedir serviços sem a necessidade de se dirigir até um ponto Mr Jeff.

 

Quer ter a sua própria lavandaria Mr Jeff

 

Quanto custa abrir uma lavandaria?

Saber exatamente quanto custa abrir uma lavandaria é impossível porque os preços podem variar e dependem de muitos factores. Em primeiro lugar o país, a cidade, a zona e o tipo de local onde quer abrir a lavandaria. Cada um tem um valor diferente.  

Também licenças de funcionamento, em qualquer local, mesmo em cidades diferentes dentro do mesmo país, podem estar a pedir mais ou menos licenças de funcionamento, o que também influencia o orçamento final.

Devemos ter em conta o investimento das lavadoras e secadoras. Quantas são necessárias ter? Que marca e modelo? E os custos fixos e variáveis dos primeiros meses de funcionamento?

Tudo isso estará a influenciar o custo de abrir uma lavandaria. Mas uma média está entre 40.000 e 60.000 USD.

Como abrir uma lavandaria self-service?

Para abrir uma lavandaria self-service é necessário seguir o mesmo processo. Os passos são iguais, só que aqui se faz necessário a maquinaria adaptada ao serviço.

Deverá ter em conta que ao ter uma lavandaria, estará lavando parte da vida de seus clientes, suas roupas do dia a dia. É preciso ter cuidado especial e extremo ao tratar as roupas, e os processos devem estar padronizados e supervisionados. Isso não acontece ao ter uma lavandaria self-service, já que são os próprios utilizadores que cuidam de lavar suas roupas.

Abrir uma lavandaria por conta própria ou um franchising de lavandaria?

Esse ponto depende de si. Mas existem algumas perguntas a fazer:

  • Conheço o sector e a indústria? 
  • Sei como funciona o negócio e os processos?
  • Que ferramentas e programas de computador posso usar para uma boa contabilidade do negócio? 
  • Tenho fornecedores de confiança que ofereçam produtos de qualidade?
  • Conheço marcas de lavadoras e secadoras? Qual produto rende mais e com qual posso economizar?
  • Sei que tipo de local e que zona é melhor e qual será mais atraente para os clientes?
  • Sei fazer campanhas de marketing, mexer em ferramentas digitais, publicidade por correio electrónico, Facebook, Instagram e Google?  Como devo dirigir-me aos clientes?

Se a resposta a essas perguntas for negativa, será melhor para si comprar um franchising de lavandaria. Neste caso os franchisings oferecem todo o know-how, tudo o que este artigo contém é oferecido pelo franchisador, mas com detalhes e informações. Aconselha-o em cada um dos processos de abertura da lavandaria, desde a escolha do local, compra de maquinaria, orçamentos, rentabilidade e análise financeira de cada ano, estudos de mercado, etc. Também o prepara e treina em todas as ferramentas informáticas que devem ser incluídas no negócio, atraindo novos clientes, etc.   

 

Quer ter a sua própria lavandaria Mr Jeff

 

 

Por que abrir um franchising de lavandaria Mr Jeff?

Os franchisings são um dos negócios mais rentáveis do momento e assim confirma a Associação Espanhola de Franchisadores em seu relatório La franquicia en España 2019 :

O franchising espanhol está em seu 5º ano de crescimento em todas as suas variáveis: número de redes, estabelecimentos, empregos gerados e volume de negócios. - Associação Espanhola de Franchisadores

De acordo com o relatório, os franchisings na Espanha, em conjunto, obtiveram em 2018 um volume de negócios de 27.707 milhões de euros no total, aumentando em 0,4% o valor alcançado em 2017 de 27.592 milhões de euros. Também empregou 293.872 pessoas, 14.921 a mais que em 2017, o que representa um aumento de 5,3%.

Os franchisings de lavandarias... 

No que diz respeito aos franchisings de lavandarias na Espanha, a cada ano o aumento tem sido exponencial. De acordo com os dados do relatório “La Franquicia en España”, elaborado pela Associação Espanhola de Franchisadores, diz que:

  • Em 2017, o número de lavandarias aumentou quase 45%, o que significou um faturamento de 239 milhões de euros, 51% a mais do que o registrado em 2016.
  • Em 2018, o sector da tinturaria / lavandarias cresceu 5,7%, aumentou o seu volume de negócios em 13,6 milhões de euros, abriu 92 lojas, adicionou 4 novas redes e gerou 223 empregos.

➡️ Inauguração de um franchising de lavandaria Mr Jeff em Barcelona

 

Quer ter a sua própria lavandaria Mr Jeff

 

 

Se gostou deste artigo, talvez queira ler:

Que franchising Jeff gostaria de abrir?

Written by Jeff